Search
Close this search box.

São Luís terá 33 vereadores, conforme garantem a Constituição Federal e IBGE

Já está publicado em seu Site, o levantamento produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostrou mudança na dinâmica populacional da cidade de São Luís, o que vai exigir readequação na quantidade de vereadores para garantir ao previsto na Constituição Federal, que institui que uma cidade deve ter ao menos 9 (nove) vereadores e no máximo 55 (cinquenta e cinco). Esse número é proporcional à quantidade de habitantes de cada município.

Deste modo, com a atualização do IBGE, na qual garante que o número de habitantes na Capital Maranhense subiu para 1.088.057 pessoas, a Câmara Municipal de São Luís passará a ter 33 representantes e não, os atuais 31.

EM TEMPO: ao todo, a Constituição prevê 24 faixas populacionais e para cada uma delas há uma indicação do número máximo de cadeiras no parlamento local. Esta redação consta no artigo 24 e foi dada pela Emenda Constitucional 58, aprovada em 2009; 

E MAIS: tramita, desde o ano passado, na Câmara Municipal de São Luís, projeto do vereador Chico Carvalho, que dispõe sobre a readequação do número de cadeiras na Casa Legislativa Ludovicense; 

PRA FECHAR: se aprovada proposição de Chico, os vereadores Pavão Filho (PSB) e Matheus do Beijú (PL), assumiriam estas duas vagas, garantidas pela Constituição Federal. 

Via Observatório da Blogosfera

Gostou do conteúdo? compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *