Saiba quais são os secretários do Governo Carlos Brandão que devem disputar cargos eletivos em 2026

Diversos integrantes do primeiro escalão do Governo do Maranhão já se movimentam nos bastidores com o objetivo de disputar cargos eletivos nas eleições de 2026. A expectativa é que nomes com forte atuação na atual gestão do governador Carlos Brandão deixem seus cargos para entrar na corrida por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Entre os principais nomes cotados para disputar uma vaga de deputado estadual, destaca-se o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz e figura de peso na articulação política do governo. Ao seu lado, o subchefe da Casa Civil, Júnior Viana, também já sinaliza interesse em se lançar candidato, fortalecendo o grupo ligado diretamente ao núcleo estratégico do Palácio dos Leões.
Outro nome em evidência é o do secretário de Saúde, Tiago Fernandes, que ganhou visibilidade por sua atuação à frente da pasta. Ele deve levar à campanha o discurso da eficiência na gestão da saúde pública.
Outros nomes são estreantes, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, e o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, também articulam suas pré-candidaturas. Ambos devem buscar apoio nas bases ligadas aos programas sociais e ambientais implementados durante a gestão atual.
A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, é outro nome que vai em buscar da renovação do seu mandato, a única entre todos, que possui cargo eletivo. Também se apresentam como pré-candidatos o presidente do ITERMA, Anderson Pires Ferreira, com forte atuação em políticas de regularização fundiária e apoio ao homem do campo. Por fim, tem a secretária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe, que deve em breve deixar essa condição para assumir o mandato de deputada estadual com a eventual cassação de Hemetério Weba.
Já na disputa por vagas na Câmara Federal, três nomes do secretariado estadual também estão em evidência. O secretário de Planejamento, Vinicius Ferro, planeja alçar voos mais altos a partir da visibilidade conquistada na condução das finanças e projetos estruturantes do governo.
O ex-governador e atual secretário de Representação Institucional em Brasília, Washington Luiz, é outro que pretende retornar à cena política eleitoral, desta vez em busca de uma cadeira no Congresso Nacional, que já foi ocupada em outra oportunidade.
Fechando a lista de pré-candidatos federais está o secretário de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, ex-deputado federal, que deve tentar retomar o mandato com base no eleitorado progressista e nos movimentos sociais do campo.
Com esse cenário, o Governo do Maranhão passará por uma ampla reformulação no secretariado em 2026, abrindo espaço para novas nomeações e reorganizações internas, enquanto seus atuais quadros se lançam no desafio de conquistar apoio popular nas urnas.
Deputado estadual
Sebastião Madeira – Chefe da Casa Civil
Júnior Viana – Subchefe da Casa Civil
Tiago Fernandes – Secretário de Saúde
Pedro Chagas – Secretário de Meio Ambiente
Paulo Casé – Secretário de Desenvolvimento Social
Abigail Cunha – Secretária da Mulher
Anderson Pires Ferreira – Presidente do ITERMA
Deputado federal
Vinicius Ferro – Secretário de Planejamento
Washington Luiz – Secretário de Representação Institucional em Brasília
Bira do Pindaré – Secretário de Agricultura Familiar
Com informações Diego Emir