Pais e responsáveis relatam dificuldades para matricular estudantes nas escolas de São Luís

Pais e responsáveis de estudantes da rede municipal de São Luís estão relatando dificuldades para realizar a matrícula e rematrícula. Nesta quinta-feira, 25, uma comissão de responsáveis por alunos compareceram na sede do Centro Avançado de Apoio à Educação (CAED), para questionar e tentar resolver a falta de vagas nas escolas públicas de São Luís.
“É preocupante! Meu filho não pode ficar sem estudar”. Este é o desabafo de Adriana Santos, 45 anos, enfermeira. Adriana, mãe do Pedro Ribeiro, 13 anos, está lutando para conseguir uma vaga para o filho que vai começar o 7° ano.
Além da falta de vagas, os pais relatam que alguns filho já estavam matriculados na rede de ensino e só seriam transferidos de maneira automática para outras escolas em virtude da troca de série, mas isso não está acontecendo.
“Eu estou tentando rematricular meu filho e não estou conseguindo. Olha, está dando problema na matrícula, não está conseguindo efetivar, está dando problema no CPF do meu filho, não está conseguindo efetivar. O nome dele não está saindo na lista das transferências, que deveriam ter sido feitas automaticamente pelas escolas, o meu filho não sai na lista.”, disse.
As matrículas e rematrículas estão previstas para encerrar no sábado (27), e as aulas da rede municipal de educação estão previstas para iniciar na segunda-feira (29).
Apesar de terem ido para a Central de Atendimento Avançado à Educação (CAED), o setor recomendou que a comissão de pais retornasse à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para tentar sanar o problema.
Às vésperas do começo do ano letivo, Auricélia Lemos, 34, técnica em enfermagem, mãe do Ronald Lemos, 11 anos, está sem saber a quem recorrer.
“Não tem escola pra eu matricular meu filho porque ninguém me mostrou. E eu fui vetada de fazer a pré-matrícula porque meu filho já faz parte da rede”, revelou Auricélia.
Outro caso denunciado foi o da filha de Marta Padilha. Ela é manicure e mora no bairro Anjo da Guarda, mas o nome da filha dela aparece na lista, só que para uma escola que está localizada em São Raimundo, dificultando o trajeto dela.
“Esse trajeto aí é inviável. É bem complicado! Não tem lógica. Precisamos de uma resposta, a gente tá aqui desde cedo, mas a resposta que até agora não veio”, relatou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que as equipes de matrículas estão, a partir da tarde desta quinta-feira (25), com um Balcão de Atendimento no CAAED (Centro Avançado de Apoio à Educação), na Avenida Dom José Delgado, S/N, no bairro Alemanha.
A Semed informou ainda que o atendimento está sendo feito também pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br e pelo WhatsApp (98) 99160-7726, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a quinta; e das 8h às 14h, nas sextas-feiras.