Paulo Velten assume a presidência do TRE-MA

O desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira e a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza tomaram posse como presidente e vice-presidente/corregedora, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na manhã desta segunda-feira (24), em sessão solene.
Também tomaram posse o juiz Marcelo Elias Matos e Oka, como membro titular; a desembargadora Oriana Gomes e a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, como substitutas.
Participaram da solenidade a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); o vice-governador Felipe Camarão (PT); o senador Weverton Rocha (PDT); o ministro Juscelino Filho (Comunicações); o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão (PSB).
Paulo Velten é quem vai conduzir as eleições de 2026 no Maranhão. Ele já atuou como presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Currículos
Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira
É corregedor do TRE-MA desde 30/04/24 e antes foi corregedor e depois presidente do TJMA (2020 a 2024).
Mestre e doutor em Direito pela PUC/SP, é especialista em Direito Processual Civil, também pela PUC/SP; em Direito Empresarial pela MACKENZIE/SP e em Direito dos Contratos pelo CEU/SP.
Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da UFMA – onde também se graduou, faz parte do quadro de formadores da ENFAM.
Também é membro do Instituto de Direito Privado (IDP), da Rede de Direito Civil Contemporâneo (RDCC), da AMB, da AMMA, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Cadeira 8 – patrono: Walfredo de Loyola Machado) e, na qualidade de emérito, dos Institutos dos Advogados Brasileiros (IAB) e dos Advogados de São Paulo (IASP).
Desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza
Natural do Uiraúna (PB), com pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil, foi aprovada juíza em 1991 e em março de 2020 promovida a desembargadora do TJMA pelo critério de merecimento, onde é presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude.