Governo do Maranhão realiza o primeiro transplante de rim na rede estadual de saúde

O Governo do Maranhão realizou o primeiro transplante de órgãos da rede estadual de saúde. O transplante renal foi realizado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) entre doadores vivos e ocorreu nesta quarta-feira (26), considerado um sucesso.
“O Hospital Carlos Macieira é o primeiro hospital público estadual a conquistar a habilitação para a realização de transplantes de rim e fígado, fruto do grande esforço que temos feito, com um único objetivo: salvar vidas. Viva o SUS”, destacou o governador Carlos Brandão.
A paciente Maria Gorete dos Santos Castro tem 38 anos. O transplante realizado foi o intervivo, e ela contou com a doação do irmão, Luís Carlos Santos Castro, de 42 anos. Ambos são oriundos do município maranhense de Rosário.
“Eu estou me sentindo muito feliz e grata por estar me libertando daquela máquina, pois todos sabem que é um verdadeiro sofrimento fazer hemodiálise. Quem está me doando o rim é o meu irmão e nós estamos muito felizes por esse momento. Ele está me doando de coração porque me ama demais e eu também o amo. O sentimento é de gratidão e felicidade que a gente está sentindo neste momento”, compartilhou Maria Gorete dos Santos, antes do transplante.
Maria era paciente renal crônica há seis anos devido complicações hipertensivas, sendo submetida a sessões de hemodiálise três vezes por semana. Há quatro anos ela entrou para a fila de estadual para transplante de rim. Após exames de compatibilidade realizados pela equipe do HCM, foi verificado que Luís poderia doar um de seus rins para a irmã.
“O primeiro transplante de rim na rede estadual é um marco muito importante para o Maranhão, e traz esperança para os pacientes que realizam hemodiálise. Com o apoio do governo Carlos Brandão, planejamento e gestão qualificada, garantimos que os investimentos em saúde cheguem à população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.